Feche seus olhos. Exatamente, procure fechar os olhos, pois Cristo quer te ver. Não é incoerente esta última afirmação, pelo contrário, o olhar de Jesus mira diretamente teu coração.
Não importa como se apresentará seu coração, atribulado, uma tremenda bagunça, é válido relembrar essa passagem: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e cearei com ele”. (Ap 3,19).
Jesus não era um simples pregador, antes era um líder que sabia liderar; sabia penetrar no íntimo dos que Lhe seguiam, procurava um encontro pessoal e não se importava em descobrir as mazelas contidas no mais profundo íntimo.
Olhar sincero e sem cobranças nem falsas promessas. Objetivava cativar, valorizava a experiência pessoal dos discípulos, respeitava suas limitações e o mais importante: Ele acreditava infinitamente em cada um deles.
Pouco depois de ser entregue no horto das oliveiras, inicia-se o martírio de Jesus; é lançado aos homens impiedosos, cegos, ávidos por “justiça” e vingança. Os apóstolos fugiram, dispersados e escondidos, receavam qual desfecho trágico caberia ao Mestre.
Digo receavam, pois inúmeras vezes Jesus procurou alertá-los sobre a cruz, mas nem sempre a clareza se fazia presente no coração deles.
Eis que Pedro fora alertado por Cristo sobre a iminente negação; Pedro se indignou, imagine, dizia que nunca seria capaz de negá-lo. Mas o fez. No evangelho de Mateus, capítulo 26, versículos 69 a 75, encontramos um Pedro confuso, atemorizado, cambaleante na fé.
Mas o que pretendo frisar é o olhar penetrante de Jesus quando o encontrou. Sim, houve esse encontro, novo encontro, no qual Pedro fora tocado em seu íntimo, fixa e carinhosamente Jesus procurou seu olhar.
Ultrajado, cuspido, maltratado, coroa de espinhos, sujo, cansado, esse foi o Cristo que Pedro encontrara, entretanto, o mais duro golpe sofrido foi esta negação. Qual a reação de Jesus?
Tenho absoluta certeza: o amor a Pedro falou mais alto, olhar penetrante e que soube acolher o discípulo errante, o Amor falou mais alto e o resgatou.
Em quantas oportunidades procuramos esse encontro pessoal com Jesus? Não há espaço pra receios ou medos, basta abrir a porta e o Mestre nos acolherá, olhar fixo e amoroso, renovando nosso coração!
Salve Maria!
Amém.
Olá amigo que belíssima mensagem. Creio que a cada dia somos acolhidos pelo olhar penetrante do Senhor. Diante de tantas injúrias, injustiças, sofrimentos muitas vezes fazemos o papel de Pedro 'cambaleamos na fé", somos fracos e confusos. Para alguns é difícil dizer: tenho fé e deposito minhas forças em Deus, tem que ter coragem para assumir este sentimento, mas seja o que for ... o olhar penetrante de Jesus é o caminho que nos leva a vitótia de cada dia.
ResponderExcluir