sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Maria, nova Eva.

Ela avança como a aurora, brilha como o sol e é terrível como um exército em ordem de batalha. Quem é esta?

Sim, é Maria, nossa mãe santíssima, em sua humildade aponta a Jesus, indica Aquele que é o caminho, a verdade e a vida, poderosa intercessora, advogada nossa!

Mas aponto um fato interessante. Deus decretou que Maria teria um poderoso inimigo (mas não invencível). Tão doce criatura, humilde e obediente, como é possível?

É necessário um aparte: Eva (inclua-se Adão, obviamente) sucumbiu ao desejo de se tornar “deus”, deixar sua condição de criatura para se tornar criadora. Eis que surge a serva do Senhor, Maria então assume a condição de nova Eva e se coloca à disposição de Deus.

O contexto da citação abaixo se encaixa. Maria se depara com um grande inimigo:

“Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tua armarás traições ao se calcanhar” (Gn 3, 15).

Releia pausadamente, reflexivamente. Forte afirmação feita por Deus no início do livro do Gênesis, antigo testamento, logo após Eva e Adão caírem em desgraça perante o Criador.

E agora leia atentamente a passagem contida no livro do Apocalipse, capítulo 12, versículos de 1 a 18. Não vou transcrever, pois é um longo trecho.

Em síntese: houve uma batalha no céu e o inimigo saiu derrotado, o intento de devorar o filho que a mulher traria à luz não se concretizou, portanto, derrotado fará frente aos filhos dela, sabendo que pouco tempo lhe resta.

Parece confuso, intrigante, sombrio, concordo. Não é por menos, as citações contidas no Apocalipse são recheadas de figuras de linguagem, símbolos, números misteriosos, o entendimento não é fácil.

Silencie. De olhos fechados clame pela intercessão do Divino Espírito Santo. Sem pressa, a providência divina se fará presente.

Você é um cristão convicto e atuante, instrumento da paz, canal de graça para os irmãos, sinal do Cristo na vida do próximo?

Ou você não honra o ser cristão, serve de templo para o pecado e assim deixa que o inimigo cante vitória (parcial, provisória) diante de Deus?

Árdua batalha, mas apoiados na oração e na verdadeira comunhão com o Nosso Bom Deus, a vitória reinará. Cristo ressuscitou, Ele vive e reina.

Rendei graças ao Senhor, pois Eterno é o Seu Amor.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário