quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jesus e o julgamento dos homens.

Hoje busco refletir sobre uma passagem marcante da vida pública de Jesus: a mulher adúltera. Importante mencionar que nos tempos de Jesus a mulher era demasiadamente relegada a segundo plano (de certa forma hoje ainda).

Cristo é chamado pelos fariseus e doutores da lei a responder sobre o adultério desta mulher (Jo 8, 1-11). Foi indagado se ela deveria ser apedrejada (aplicação da lei vigente); a real intenção dos fariseus era colocar Jesus à prova, criar uma situação para acusá-lo e assim por fim à sua popularidade etc.

Bom. O que busco é apontar algumas das atitudes que Jesus tomou antes de decidir sobre tal situação; é sentir o que Ele sentiu, é ver o que Ele viu e assim perceber o real alcance das suas palavras.

Jesus foi colocado contra a parede; forçado, viu uma multidão gritando, com pedras nas mãos, um ambiente totalmente agressivo e tenso. Você já se viu em situações com essa carga de emoção?

O tempo passava, a multidão se aglomerava, se empurrava, exigia uma resposta, tinha sede de sangue, desejava fazer justiça com as próprias mãos e eis que Jesus silencia... Nada fala, nenhuma reação, simplesmente se abaixa e começa a escrever na areia.

Incoerente tal atitude? Estaria amedrontado? Sem saber o que fazer? Nada disso.

O silêncio é a melhor das armas numa situação de tensão. A sabedoria do silêncio imperou naquele momento e todos aos poucos se aquietavam, aos poucos iam se desarmando.

E então, Jesus levante e serenamente adverte: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. Um duro golpe sofreram aquelas pessoas, foram desarmadas no seu interior, as pedras de um julgamento precipitado caíram, pois não é cabível julgar ao próximo sem antes julgar a si mesmo.

Por fim a multidão vagarosamente se dispersava, começando certamente pelos fariseus e doutores da lei, restando tão somente Jesus diante da mulher, não mais adúltera, pois o seu pecado foi perdoado, mas diante de uma mulher que foi antes de tudo amada e respeitada.

Linda lição deixada por Jesus: Ele não veio para simplesmente nos condenar, Ele nos ama, quer nossos corações abertos à Sua Misericórdia, ao Seu perdão e assim renovar nossas vidas!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário